Desenvolvimento Agenda Educação

Curso ensina técnicas para ler para crianças

Escrito por Marielly Campos

Da Redação

Aulas são voltadas para pais, educadores e interessados em geral

Curso ajuda a desenvolver o trabalho de leitura de forma mais criativa – Foto: Dassel/Pixabay

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza entre os dias 10 a 14 de janeiro deste ano o curso “Literatura para crianças: possibilidades de leitura e mediação”. As aulas serão realizadas na região central de São Paulo e tem como objetivo aprofundar conceitos e propor vivências que aproximem os participantes dos livros de literatura para crianças, para que tenham autonomia para desenvolver o trabalho de leitura e mediação com as crianças de forma mais criativa.

O curso vai ajudar o participante apurar o olhar do adulto leitor e dar a ele ferramentas para enriquecer o trabalho pedagógico de mediação e fruição dos livros de literatura, incluindo os contemporâneos, que extrapolam a relação palavra-imagem e exigem outro tipo de abordagem e consequente relação.



As aulas são voltadas para professores da rede pública e privada, pais, e interessados em geral. Serão ministradas por Camila Feltre, arte-educadora, graduada em Artes Visuais e mestre em Artes pela Unesp. Professora de pós no curso O livro para a infância da Faculdade de Conchas, desenvolve pesquisa com livros que exploram a sua materialidadeç Elizabeth Romani, graduada, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP. Professora da UFRN; e Hanna Araujo, pedagoga, mestre e doutora em artes visuais pela Unicamp. Professora na UFAC.

Cronograma

Dia 10/1. O design e definições do livro
Olhar para o livro a partir do seu design, abarcar alguns termos técnicos, entender sua forma de construção, refletindo sobre sua materialidade na narrativa. Apresentar a constituição e as categorias de livros com intuito de entender a classificação encontrada no mercado editorial: livro com ilustração, livro ilustrado, história em quadrinhos, primeiras leituras, livro-imagem, livro-brinquedo.

Dia 11/1. Exploração de livros – Relação imagem e palavra
A partir de títulos mais clássicos, abordar a relação da imagem e da palavra na narrativa. Ex: Onde vivem os monstros (Maurice Sendak). Apresentação de pesquisa sobre o tema.

Dia 12/1. Exploração de livros – Picture books
Apresentar alguns títulos em que a imagem e a palavra comunicam de forma independente na narrativa. Ex: A princesa medrosa (Odilon Moraes). Apresentação de pesquisa sobre o tema.

Dia 13/1. Exploração de livros – Clássicos contados em outras versões
Explorar livros clássicos construídos e contados de diferentes formas. Ex: Chapeuzinho vermelho Apresentação de pesquisa sobre o tema.

Dia 14/1. Exploração de livros com diferentes propostas gráficas
Apresentação e leitura de livros com diferentes formatos, tamanhos, cores da páginas, ilustrações, tipos de encadernação, etc. Tempo para leituras individuais e trocas. Encontro de finalização e avaliação do curso.

Informações

Literatura para crianças: possibilidades de leitura e mediação
De 10 a 14 de janeiro de 2017, terça a sábado, das 10h às 13h.
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 70.
Valores: R$ 60,00 (inteira); R$ 30,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública); R$ 18,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes).
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação com no mínimo dois dias de antecedência da atividade pelo e-mail: centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br.
Informações e inscrições pelo site ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 às 18h30.
Tel: (11) 3254-5600



Sobre o autor

Marielly Campos

Deixe o seu comentário