Comportamento Desenvolvimento Fases Higiene e Cuidados Saúde

Desfralde deve acontecer no tempo da criança; veja dicas

Escrito por Marielly Campos

Pediatra afirma que repreender a criança diante dos escapes pode causar traumas e infecções

Da Redação

O desfralde é um período importante de autonomia e nova descoberta para os pequenos - Foto: Public Domain Pictures/Pixabay

O desfralde é um período importante de autonomia e nova descoberta para os pequenos – Foto: Public Domain Pictures/Pixabay

O desfralde do bebê é um momento que pode causar ansiedade em muitos pais, mães e cuidadores. A pergunta: “ele/ela ainda usa fraldas?” começa ser muito frequente por volta dos dois anos de idade. A pediatra e neonatologista Flavia Oliveira explica que a hora certa para iniciar o processo é uma das dúvidas mais frequentes no consultório, no entanto, não existe hora certa: essa mudança não deve ser imposta pelos pais, quem determina o tempo é a própria criança.

Idade

A especialista ensina que este é um período extremamente importante de autonomia e nova descoberta para os pequenos. Não existe idade certa pra iniciar o desfralde, o mito de que aos dois anos a criança tem que desfraldar é um equivoco, é importante respeitar sempre o ritmo individual.

Mais sobre o tema:
Veja uma seleção de livros que deixam o desfralde mais divertido

“Costumo brincar no consultório e perguntar para os pais se eles ainda fazem o uso de fralda. Eles claro sorriem, dizem não… Eu então, explico que tudo é um processo natural, em um dado momento o pequeno vai abandonar as fraldas, é necessário paciência”, conta Flavia.

Escapes

A pediatra afirma que é fundamental respeitar o tempo da criança para evitar traumas e repercussões negativas na saúde dos pequenos, como retenção da urina e fezes, o que podem levar a infecções.

Caso você já tenha iniciado o desfralde, lembre-se, paciência é a palavra da vez. “Os escapes são muito comuns nos primeiros dias de desfralde. Aos pais e pessoas envolvidas é preciso paciência e o conhecimento de que não é por maldade que a criança sujou as roupas e sim que existe uma adaptação a essa nova situação. Caso seja repreendida ela perde a autoconfiança o que atrapalha o treinamento”, explica a médica.

Desfralde noturno

O desfralde noturno é uma outra etapa desse processo. Flavia ensina que ele deve acontecer apenas quando a fralda da manhã estiver seca em mais da metade dos dias semana. Uma das principais dicas para este momento é diminuir a ingestão de líquidos perto da hora de dormir ajuda. “O importante é conversar com seu filho e dizer que se ele sentir vontade de ir ao banheiro à noite, pode chamá-lo sem problemas”, conclui a pediatra.








Sobre o autor

Marielly Campos

Deixe o seu comentário