Notícias

Fotógrafo dá dicas para quem vai fazer ensaio gestante

Escrito por Marielly Campos

Iluminação, acessórios e figurino devem ser levados em conta para garantir um resultado harmonioso

Da Redação

A gestação é, para muitas mamães, um momento mágico, de descobertas, mudanças no corpo e ansiedade pela espera do bebê que está a caminho. O momento, em geral, traz descobertas e muito amor. Por conta disso, muitas mães decidem registrar a fase em fotos. Os ensaios gestantes estão cada vez mais populares e procurados. Mas, o que é preciso para ter boas fotos?

O fotógrafo Roni Sanches, especializado em fotos de gestantes, newborn e crianças, explica que são os detalhes fazem um bom ensaio fotográfico. Iluminação, acessórios, cabelo, maquiagem, cenários e figurinos. Tudo isso deve ser levado em conta para garantir um resultado bonito, harmonioso e bem produzido do começo ao fim.

“Prestar atenção aos detalhes é fundamental. Roupas combinando com o cenário, objetos que podem poluir a foto ou atrapalhar a ambientação, maquiagem adequada para o ensaio, além de observar acessórios utilizados etc”, explica.

Abaixo, o profissional dá ainda sete dicas para quem pretende registrar o momento:

1- Faça as fotos no período ideal
O período ideal para fazer as fotos da gravidez é entre 24 e 29 semanas de gestação. As fotos podem ser feitas depois também, mas esta é a melhor fase, pois se evita inchaços e indisposições mais comuns após as 29º semana de gestação.

2- Roupas, maquiagem e acessórios
A principal recomendação é que a gestante venha com as unhas pintadas de cor clara, preferencialmente cores neutras ou francesinha. Evitar o uso de roupas muito apertadas, como leggings que podem marcar a barriga, por exemplo, é uma boa dica. Quando há uma produção completa com cabelo, maquiagem e todos os figurinos e acessórios feitos no estúdio, a produção fica mais segura e ajuda a gestante a não se preocupa com esses itens.

3- Iluminação
A principal dica para o ensaio de gestante ficar especial é uma iluminação adequada, se não houver uma iluminação profissional com flashs e rebatedores, é importante procurar um espaço externo que tenha uma boa iluminação natural para realizar esse ensaio. Prestar atenção aos detalhes é fundamental, ver se não tem nada no cenário que está atrapalhando a foto como, por exemplo, quando o marido vai fotografar com a grávida e ele está com as chaves penduradas na roupa ou um celular dentro da calça fazendo volume. Todas essas coisas vão contribuir para uma poluição visual na foto.

4- Figurino
Um dos principais erros é optar por roupas muito justas na gestante como, por exemplo, roupas estilo sereia, porque quando a mulher está grávida ela tende a reter um pouco mais de líquido, então, é ideal optar por figurinos que não marquem o corpo. É importante procurar figurinos que vão valorizar os pontos positivos dela e não destacar o inchaço ou gordurinha.

5- Acessórios
Uma bela renda francesa ou uma renda chantilly dão um toque especial em algumas fotos, principalmente em imagens contra luz. Algumas tiaras delicadas, que vão compor com o figurino que a gestante estiver utilizando também valorizam o ensaio. Menos é mais, optar por acessórios delicados que tenham algum brilho, porém sem exageros, pode ser melhor.

6- Horário ideal para fotografar
Isso depende muito da época do ano, se as fotos forem ao ar livre o período da manhã entre 7h e 10h é ideal para realizar um ensaio ou o período da tarde entre 15h e 17h. Porém, em algumas épocas do ano, o ensaio deve ser feito um pouco mais cedo, como por exemplo no inverno que o sol se põe mais cedo. Evitar a luz do meio-dia, pois essa estará de cima para baixo, gerando muitas sombras na fotografia.

7- Um toque de emoção
A emoção é o que realmente faz a diferença no ensaio fotográfico de gestante. Nessas fotos o fotógrafo tem que captar o sentimento, a emoção da mãe olhando para barriga ou os pais abraçados. A principal dica para quem vai posar para o ensaio de gestante, é que aproveite ao máximo esse momento que será registrado, pois é uma recordação para a mãe, mas essas fotos vão ter um valor muito maior para o bebê, que vai crescer, vê-las e sentir-se muito amado.

Veja algumas imagens clicadas por Roni Sanches:

Sobre o autor

Marielly Campos

Deixe o seu comentário