Lazer e Cultura Livros, Filmes e Músicas

“Letras de carvão” conta uma história dentro de outra história

Escrito por Redação

Protagonista começa a descobrir o que as letras e palavras significam e, em pouco tempo, passa a conhecer um novo mundo de possibilidade

Juan Palomino é o responsável pelas ilustrações Foto: Divulgação

Juan Palomino é o responsável pelas ilustrações Foto: Divulgação

 

Da Redação

Letras de carvão, da autora colombiana Irene Vasco, traz uma história dentro de outra história. Na pequena cidade de Palanque, onde quase ninguém sabe ler, a protagonista começa a descobrir o que as letras e palavras significam e, em pouco tempo, passa a conhecer um novo mundo de possibilidade para ela e para os habitantes do seu povoado. Por meio dessa história, uma mãe conta ao filho a história da própria infância e de como aprendeu a ler e a escrever.

A narrativa tocante conta também como os habitantes dos pequenos povoados e das comunidades quilombolas puderam se transformar em leitores sem que para isso tivessem de perder o vínculo com suas tradições mais genuínas.

Segundo a autora, a trama nasceu a partir de histórias ouvidas em oficinas promovidas por ela junto a mães comunitárias, isto é, mulheres que cuidam de crianças de famílias de baixa renda da comunidade. Boa parte dessas visitas acontecia nos povoados do litoral do Oceano Pacífico, onde a população afrodescendente é predominante.

Os desenhos naïf de Juan Palomino reforçam a importância de valorizar a cultura local por meio de cenas em que crianças e adultos brincam na rua ou no rio, trabalham e se divertem em meio a uma natureza exuberante, convivem em harmonia festejando e compartilhando a vida e os saberes.

Letras de carvão
Autora:
Irene Vasco
Ilustração: Juan Palomino
Tradução: Marcia Leite
36 páginas
Editora: Pulo do Gato

Sobre o autor

Redação

Deixe o seu comentário