Alimentação Saúde

Receitinhas da vovó podem aliviar doenças, afirmam pediatras

Escrito por Redação

Dores de cabeça, gripe e outros males podem ser combatidos com remédios caseiros

Da Redação

Canja de galinha é um aliado contra gripes, ensinam especialistas – Foto: OpenPhoto

Canja de galinha é um aliado contra gripes, ensinam especialistas – Foto: OpenPhoto

© Miroslav Vajdić for openphoto.net

Parece lenda, mas algumas receitinhas da vovó são sim ideais para auxiliar no tratamento de algumas doenças. Figuras que carregam carinho e muito amor, elas podem também conhecer receitas caseiras para aliviar os sintomas como tosse e atenuar as dores de ouvido, por exemplo, segundo explicam as pediatras do portal Saúde4Kids.

Veja a relação feita pelas médicas Fernanda Viana, Rafaela Gato Calmon e Ana Laura Kawasaka:

1)Tosse
Para a tosse persistente, a receita de chá feito com mel, limão, alho e agrião pode realmente auxiliar no tratamento natural. Essa mistura tem ação anti-inflamatória e antibiótica. Entretanto, por causa do risco de botulismo, é preciso consultar o pediatra do seu filho antes de oferecer mel a ele.

2)Hematomas
Para aliviar hematomas, o mentruz é outra boa dica de tratamento natural que pode ser aplicado sobre a região do trauma. Ele também tem efeito anti-inflamatório. Porém, é necessário ter muita atenção para não causar reação alérgica.

3)Gripe
Na gripe, a canja de galinha é muito funcional. De acordo com as pediatras, ela hidrata o organismo, tem alto teor de proteína, vitaminas e sais minerais. Além disso, o caldo quente ajuda a diminuir a reação inflamatória, auxiliando na expectoração com componentes do frango. “Estudos já comprovaram a eficácia no alívio dos sintomas em quadros respiratórios de origem viral, como gripe e resfriados”, explicam as médicas.

4) Dores de ouvido
Para atenuar as dores de ouvido e as cólicas do bebê, a toalha aquecida com o ferro de passar roupa é outra boa sugestão dos avós. As compressas de calor aliviam os sintomas e surtem efeito rápido.




5)Dores de cabeça
Colocar rodelas de batata sobre a testaé uma bia dica para amenizar as dores de cabeça. As pediatras explicam que as batatas funcionam como compressas frias, por isso podem aliviar a dor. É possível obter o mesmo efeito com uma toalha molhada ou bolsa térmica.

6) Cólicas
Para as meninas que já estão na puberdade e sofrem com as cólicas menstruais, a receita de chá de louro dos avós pode sim ajudar no alívio, pelo efeito anti-inflamatório. Mas também é preciso moderação para não causar intoxicação e alergias.

Nota da redação: apesar das receitas serem preparadas com medicamentos naturais, a orientação é sempre consultar um especialista antes de oferecer qualquer novo alimento às crianças.




Sobre o autor

Redação

Deixe o seu comentário