Alimentação Dicas e Produtos Notícias Receitas

Rita Lobo lança projeto para auxiliar na introdução alimentar

Escrito por Marielly Campos

Chef de cozinha pretende trazer o conceito “comida de verdade” já para os primeiros dias de vida, com dicas para facilitar a vida dos pais

Da Redação

Mãe de dois filhos, Rita Lobo pretende ajudar pais e cuidadores com dicas práticas para o dia a dia

A chef, apresentadora e empresária Rita Lobo acaba de lançar mais um projeto editorial voltado ao que ela chama de “comida de verdade” – alimentos frescos, preparados em casa – mas, desta vez, voltado para os pequenos. O “Comida de Bebê” é um apoio à introdução alimentar que traz receitas voltadas à primeira fase alimentar.

Além de um livro que já está nas livrarias, o projeto conta ainda com uma série de 40 episódios em vídeos que serão transmitidos pelo canal Panelinha, no Youtube. Em seu blog, a chef explica que a ação “é fruto de um trabalho conjunto com o Senac, nosso parceiro editorial, e com os médicos e nutricionistas do NUPENS/USP, nossos parceiros científicos”.

Rita explica ainda que o foco é a introdução alimentar do bebê, mas, “o objetivo é aproveitar essa fase tão especial na vida dos pais (e tão importante na vida da criança) para melhorar a alimentação da casa toda. Não faz sentido cozinhar arroz, feijão, carnes e legumes para o bebê e servir lasanha congelada e refrigerante para os outros membros da família”.

O projeto

A ideia é mostrar aos pais e cuidadores que o bebê pode comer a mesma comida da família, mas adaptada à fase etária dele. Os pequenos, segundo explica a chef, precisam sentir o sabor dos alimentos isoladamente, sem que os pais precisem recorrer à mistura das tradicionais “papinhas”. “Papinha é uma referência à textura, não uma refeição”, salienta.

Clique e veja também:

Boas práticas na introdução alimentar garantem um futuro saudável
Bebês com menos de um ano não devem beber suco, dizem especialistas
Hora das refeições não precisa ser uma batalha; veja dicas

Os pratos sugeridos são baseados no PF, o tradicional prato feito, tão comum na mesa dos brasileiros. No site, ela brinca com o diminutivo da sigla e apresenta o “pê-efinho”. A refeição tem direito a arroz, feijão, legumes bem amassadinhos, acompanhados da carne, picadinha ou desfiada.
Rita, que tem como foco a cozinha prática – frase título inclusive de um programa apresentado por ela no canal fechado GNT – apresenta um guia detalhado de como conduzir a apresentação dos alimentos ao bebê, desde o primeiro dia de vida. “A hora da refeição é fundamental no contexto da alimentação saudável de verdade, desde a introdução alimentar”, defende.

Vídeos

Os vídeos da série começam a ser apresentados nesta segunda-feira, 27. Ela contará ainda com a ajuda do médico e professor Carlos Monteiro e as nutricionistas Patricia Constante Jaime, Denise Magarian e Daniela Neri. Os episódios vão ao ar toda segunda, quarta e sexta-feira.

“Como mãe de dois filhos, sei que, mesmo para uma pessoa que sabe cozinhar e tem noções da boa alimentação, a introdução alimentar é um período cheio de dúvidas. E o pior é que não falta gente para dar palpites! Comida de Bebê contém todas as informações que os pais precisam ter para ganhar autonomia e fazer melhores escolhas”, finaliza a chef de cozinha.

Veja imagens do novo projeto de Rita e a equipe que participa da ação: 

 

Sobre o autor

Marielly Campos

Deixe o seu comentário