Saúde Higiene e Cuidados

Aprenda a cuidar dos dentes das crianças

Escrito por Marielly Campos

Higiene bucal deve começar antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho

Marielly Campos

Crianças devem escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia - Foto: Maria Narvaez/Freeimages

Crianças devem escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia – Foto: Maria Narvaez/Freeimages

O hábito da higiene bucal deve começar antes mesmo de os primeiros dentinhos nascerem. Segundo a dentista Josi Robaina, da clínica Lumina Smile, do Rio de Janeiro, os pais ou cuidadores devem limpar a gengiva dos bebês logo após as mamadas utilizando uma toalhinha morna e molhada, um pedaço úmido de gaze enrolado no dedo ou ainda aqueles dispositivos de borracha que se encaixam no dedo.

“Além disso, logo que o primeiro dentinho aparecer é recomendável levar o bebê a um dentista, ou no limite do primeiro ano de vida, para se determinar um programa de prevenção de saúde e interromper hábitos que possam a vir prejudicar a saúde bucal”, explica Josi. Segundo ela, dessa forma poderá ser traçado um programa de prevenção a problemas relacionados à saúde da boca.

Nessa primeira consulta, os pais e cuidadores vão aprender sobre os cuidados com os pequenos. “Serão orientados sobre as cáries da primeira infância, o uso de flúor, a higiene e gestão da dieta para prevenir que elas apareçam”, diz Josi. Uma dieta equilibrada, sem ingestão de doces, ajuda a evitar os problemas.




Creme dental

A especialista explica ainda que a escolha do creme dental irá depender da idade e habilidade da criança. “As menores tendem a engolir a pasta durante a escovação, ao invés de cuspi-la. O ideal é introduzir o creme dental com flúor quando a criança tiver idade suficiente para não engolir”, explica.

E quando a criança não quer escovar?

Josi recomenda ainda que as crianças escovem os dentes ao menos duas vezes por dia. “Para ampliar as possibilidades de sucesso basta encontrar os momentos em que o seu filho vai ser mais aberto à ideia de escovar, como depois do almoço. Antes de dormir é uma obrigação, porém não espere até que ele esteja exausto e irritadiço. Crie uma rotina”, ensina.

Deixar o pequeno participar do processo, com pequenas funções, como a de abrir a torneira, ajuda a deixá-lo mais interessado na escovação. Usar sons para incentivá-lo também é uma das dicas da especialista. “Incentive-o a dizer ‘teeeee’ para os dentes da frente e ‘ahhhhh’ para os dentes de trás e rugir como um animal de modo a fazer com que a boca fique completamente aberta durante a escovação”, ensina Josi.

Outra sugestão da dentista é cantar durante a escovação. “O canto aumenta o nível da diversão e reforça a rotina”, diz. “Se a proibição de doces por completo não for uma opção para você, então você pode reduzir a frequência com que você os oferece para a criança. Quanto mais vezes por dia o pequeno comer algo açucarado e quanto mais tempo o açúcar ficar em sua boca, mais probabilidade dos danos acontecerem”, completa.

Abaixo, veja as dicas da especialista para escovação de acordo com a idade das crianças:

– 0-3 anos: a escovação deve realizada pelos pais a partir da erupção do primeiro dente, ao menos duas vezes ao dia – sendo uma obrigatória antes de deitar, utilizando uma gaze, dedeira ou escova macia de tamanho adequado

– 3-6 anos: a escovação deve ser realizada progressivamente pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada, ao menos duas vezes ao dia – sendo uma obrigatória antes de deitar, utilizando escova macia de tamanho adequado. A quantidade de creme dental deverá ser semelhante ao tamanho da unha do quinto dedo da criança

– Acima de 6 anos: a escovaçāo deve ser realizada pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada caso não possua destreza manual suficiente, ao menos duas vezes ao dia – sendo uma obrigatória antes de deitar, utilizando escova macia (ou em alternativa média). A quantidade de creme dental deverá ser do tamanho de uma pequena ervilha ou até um cm das cerdas da escova




Sobre o autor

Marielly Campos

Deixe o seu comentário