Alimentação Saúde

Saiba a quantidade de água que a criança deve tomar

Escrito por Marielly Campos

Peso e idade podem ser usados para o cálculo do volume; por causa do crescimento, o corpo dos pequenos exige mais hidratação  

Da Redação

Bebês e crianças precisam de mais água proporcionalmente ao seu tamanho do que adultos – Foto: GSquare/PixaBay

Nesse calor, nada como água para hidratar e refrescar. E os bebês e crianças precisam de mais água proporcionalmente ao seu tamanho do que adultos porque eles perdem mais líquido corporal, por serem mais ativos, segundo explica a pediatra Ana Laura Kawasaka. Além disso, o crescimento faz com que o corpo exija mais água.

A quantidade que uma criança precisa beber por dia varia de acordo com seu tamanho, peso, atividade, temperatura do ambiente (frio ou calor) e alimentos que come. Segundo a especialista, há duas maneiras práticas de encontrar o volume de líquido que uma criança precisa beber diariamente, segundo a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).




Veja quanto oferecer:

Pela idade: bebês de 1 a 3 anos devem tomar 1,3 litro. Dos 4 aos 8 anos, a recomendação é de 1,7 litro. Meninas de 9 a 13 anos, pelo menos 2,1 litros; e meninos devem consumir 2,4 litros. E para ambos os sexos, dos 14 aos 18 anos, a orientação é de 3,3 litros.

Pelo peso: a indicação é de 50 a 60 ml por quilo.

A pediatra Ana Laura ressalta ainda que é extremamente importante sempre oferecer líquido à criança. “Ela não vai se lembrar de pedir algo para beber enquanto estiver brincando ou entretida com alguma coisa. E, se for bebê, não pegará sozinho”, reforça.

Fracionar o total ao longo do dia e sempre trocar a água não bebida são outras dicas importantes. A água parada pode esquentar e proliferar bactérias. “Além do mais, uma água fresquinha é muito mais atrativa”, comenta a médica.

Ela recomenda ainda dar preferência à água, ao invés de refrigerantes, sucos e chás quando se fala em hidratar os pequenos. Antes de oferecer, a água deve ser filtrada, fervida e esfriada. Para bebês, deve-se evitar a mineral, devido à grande quantidade de sais minerais que elas podem conter.

As frutas ricas em água também ajudam a manter as crianças hidratas. Dê preferência ao melão, melancia, pera e laranja, aconselha a pediatra.






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Marielly Campos

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