Cuide das crianças no verão

Pediatra fala sobre os principais cuidados com as crianças nos dias de calor

Da Redação

Exposição ao sol deve acontecer sempre entre antes das 10h e após as 16h – Foto: Shyla86/Pixabay

Brincadeiras na praia, piscina e ao ar livre são as melhores pedidas para os dias de calor. Entretanto, com a chegada do verão, é preciso tomar alguns cuidados com as crianças e bebês: alimentação, hidratação e exposição ao sol pedem alguns cuidados.

A pediatra Priscila Zanotti Stagliorio dá algumas dicas; veja:

Quando levar o bebê à praia ou piscina?
O ideal é levar a criança depois de tomar todas as vacinas, pois nestes ambientes, geralmente há chances de bactérias, viroses e doenças.

Hidratação
Sempre oferecer leite materno (bebês menores de seis meses com aleitamento materno), água e sucos naturais (para crianças que já se alimentam com outros itens).

Alimentação
A alimentação deve seguir a rotina da criança habitual, sempre com produtos (se possível orgânicos), saudáveis e de acordo com a faixa etária – por exemplo, bebês com suas papinhas e frutinhas, crianças maiores com a alimentação de acordo com a faixa etária e costumes da família.

Clique e veja mais:
Alerta! Cuidado com o risco de afogamento no verão

Pediatra dá dicas para o uso do repelente em crianças

Protetor solar
Em geral, os fabricantes recomendam a partir de seis meses. Mas o ideal, antes de comprar qualquer marca é falar com o pediatra para uma avaliação pessoal e possível identificação do mais recomendado.

Exposição ao sol
Sempre dentro dos horários recomendados – antes das 10h e após as 16h – mas mesmo assim, vale o bom senso, pois vivemos em um país tropical, com temperaturas elevadas, inclusive, nestes horários. Passe e reaplique o filtro solar várias vezes ao dia, mesmo longe do sol e ofereça muita água.

Adicionar comentário