Desenvolvimento Brincadeiras Comportamento Educação

Saiba por que é importante ler para as crianças

Escrito por Marielly Campos

Hábito influencia o aprendizado e reforça vínculos; veja cinco motivações para começar já 

Da Redação

Vincule a leitura a um momento divertido e afetivo em família – Foto: Dassel/PixaBay

Ler para uma criança, mesmo quando ela ainda não sabe ou não entende a história, é fundamental para o aprendizado e também vai influenciar na relação que ela terá com os livros no futuro. O hábito pode começar quando o bebê ainda está na barriga.

A Fundação Itaú Social, que há cinco anos mantém o projeto “Leia para uma criança” – pelo qual foram distribuídos gratuitamente 45 milhões de livros para incentivar pais e cuidadores a lerem para os pequenos – afirma que contar histórias para as crianças com idades entre zero e cinco anos faz com que elas desenvolvam o raciocínio, estimula a formação da opinião e amplia os horizontes dos pequenos. Com essa idade, elas “vivem uma etapa decisiva na sua formação intelectual e emocional”.

Angela Dannemann, superintendente da Fundação, afirma ainda que “comprovadamente, o acesso à leitura na primeira infância contribui para o desenvolvimento integral da criança e para a ampliação do vínculo entre ela e os adultos. Disponibilizar livros infantis de qualidade é uma maneira de contribuir com a educação das novas gerações”.




Stephanie Habrich, Diretora Executiva do jornal infantil Joca, reforça esse pensamento de que a leitura só traz benefícios aos pequenos. Para incentivar papais, mamães e cuidadores a lerem para as crianças, Stephanie listou cinco grandes dicas para começar. Veja abaixo:

1) Leia por prazer

Vincule a leitura a um momento divertido e afetivo em família. Isso pode ser feito desde as primeiras semanas de vida. O gosto por esses momentos é um fator de peso no sucesso da alfabetização, no desenvolvimento do hábito a leitura, no contato amistoso com os livros. Além desse ganho, momentos assim ainda fortalecem os laços afetivos entre os membros da família.

2) Leia para desenvolver a imaginação

As histórias ajudam a conectarmos a fantasia e a realidade de forma criativa, ampliando o universo imaginário da criança. Lemos para desenvolver um olhar mais observador, por isso, atenção aos detalhes, características e padrões, esses são alguns dos elementos que passam a fazer parte da relação da criança com o mundo.

3) Leia para desenvolver senso artístico

Reconhecer histórias de todos os tipos e gêneros. Estabelecer uma noção mais crítica do que é um texto de qualidade. A intimidade com o universo da leitura expande esse olhar mais apurado que podemos ter para o mundo. Além de ampliar e enriquecer experiências. Por meio dos livros, podemos chegar a qualquer lugar e a conhecer a fundo múltiplas realidades.

4) Leia para desenvolver as habilidades linguísticas e raciocínio

Além da intensa ampliação de vocabulário, os momentos de leitura desenvolvem a atenção, a escuta, as noções de sequência, as habilidades orais e, mais para frente, as habilidades escritas. É muita coisa boa envolvida numa leitura.

Se não temos consciência de como funciona a nossa leitura, tentemos então dividir o processo em pequenos pedaços. O que pensei quando li o título e observei a capa do livro? Quais as perguntas que faço enquanto leio? O que será que vai acontecer na próxima página? O que será que essa palavra significa neste contexto? Faça perguntas deste tipo em voz alta enquanto lê com as crianças. Elas podem mostrar um caminho de raciocínio para suas próximas leituras.

5) Leia para informar

Não é só de ficção que vivem os leitores. Textos científicos e informativos podem ser um excelente trampolim para um bom relacionamento com a leitura. Trazer assuntos dinâmicos como descobertas científicas e tecnológicas para o momento de leitura é uma forma de estimular a curiosidade e a vontade de saber mais.







Sobre o autor

Marielly Campos

1 Comentário

Deixe o seu comentário