Desenvolvimento Comportamento Educação Notícias

Vídeo ensina as crianças a identificarem o abuso sexual

Escrito por Marielly Campos

Criada pela Rede Marista, campanha incentiva os pequenos a relatarem as agressões

Da Redação, com Agência Brasil

Com linguagem simples e muitas cores, animação fala diretamente com as crianças - Foto: Reprodução

Com linguagem simples e muitas cores, animação fala diretamente com as crianças – Foto: Reprodução

Mais de 17,5 mil crianças e adolescentes podem ter sido vítimas de violência sexual no Brasil em 2015, quase 50 por dia durante um ano inteiro. Os números são relativos às denúncias feitas ao Disque-Denúncia Nacional, Disque 100, e foram divulgados no dia 18 de maio deste ano, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Os números são alarmantes e a preocupação dos pais e cuidadores cresce a cada dia. Em 2014, 65% dos abusadores faziam parte do grupo familiar das vítimas.

Ajudar e defender as crianças e adolescentes desta violência nem sempre é tarefa fácil. Muitos dos pais, mães e cuidadores têm dificuldades em passar a mensagem para os pequenos. Para ajudar nesta tarefa, a Rede Marista lançou um vídeo para ensinar as crianças a diferenciarem o carinho do abuso.

Por meio de personagens animados e muitas cores, a animação incentiva os pequenos a relatarem situações que os deixam constrangidas ou incomodados para uma pessoa de sua confiança. A rede disponibiliza também um site com todo o material da campanha, com mais vídeos, informações sobre como denunciar, entre outros.

Assista ao vídeo da campanha:

Como denunciar?

Para denunciar qualquer caso de violência sexual infantil, é necessário procurar o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, autoridades policiais ou ligar para o Disque-Denúncia Nacional, o Disque 100, vinculado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

As informações são monitoradas e têm encaminhamento diferenciado às autoridades.




Sobre o autor

Marielly Campos

Deixe o seu comentário