Saúde

Você sabe o que é bronquiolite?

Comum nos meses mais frios do ano, a bronquiolite é causada por uma infecção viral e acomete crianças de até três anos

Marielly Campos

A maioria das crianças com bronquiolite recupera-se sem sequelas - Foto: Amyelizabethquinn/PixaBay

A maioria das crianças com bronquiolite recupera-se sem sequelas – Foto: Amyelizabethquinn/PixaBay

Começa com uma coriza e febre, o que parece um simples resfriado, pode evoluir e virar bronquiolite, uma inflamação nos bronquíolos que, geralmente, é causada por uma infecção viral.

“O vírus mais frequente é o vírus sincicial respiratório, mas existem outros vírus envolvidos”, explica a pediatra Priscila Zanotti Stagliorio. “Inicia-se com os sintomas das infecções virais de via aérea superior (febre e coriza), que progridem em quatro a seis dias, evoluindo para o acometimento da via aérea inferior (tosse e chiado)”, completa.

Em geral, a doença acomete crianças com idades de zero até dois ou três anos de idade, tendo o pico de incidência em crianças com menos de um ano. E, quando acomete os menores de seis meses, os pais devem ficar ainda mais alerta, pois, nesta fase, há risco de desenvolver outras doenças graves em decorrência da bronquiolite.

Portanto, nesta faixa etária, ao perceberem qualquer sintoma os pais devem levar as crianças ao pronto-socorro. Nas maiores, a partir do seis meses até os três anos, a recomendação é procurar o pronto-socorro em caso de chiado no peito e falta de ar. Febre persistente, acima de 72h e 39 graus, também é indicação para procurar atendimento de urgência.

Clique e veja também:
Não é mito! A primavera traz doenças infectocontagiosas e viroses
Febre? E agora?

Sazonal

A bronquiolite é considerada uma doença sazonal e “coincide com as epidemias de infecções secundárias a patógenos respiratórios virais. Os meses mais comuns são de abril a junho”, diz a pediatra. Mas, pode acontecer em outros períodos do ano. Por isso, é preciso ter alguns cuidados, “como evitar contato com crianças resfriadas e locais pouco arejados com muitas pessoas, e ainda deve-se lavar sempre as mãos”, recomenda Priscila.

Recuperação

A maioria das crianças com bronquiolite, independente da gravidade da doença, recupera-se sem sequelas, tranquiliza a médica. “O curso natural desta doença varia entre sete a dez dias, mas em algumas crianças permanecem doentes por semanas”. Entretanto, o risco é a evolução para uma insuficiência respiratória grave com necessidade de cuidados intensivos (UTI).

Bronquiolite é igual bronquite?

Apesar de ter o chiado no peito como um dos principais sintomas, a bronquiolite e a bronquite são problemas diferentes.

“A bronquiolite é uma doença geralmente causada por vírus e autolimitada, ou seja, os sintomas podem ser parecidos com a bronquite (chiado no peito e falta de ar), mas a causa é diferente. É um quadro agudo que dura em média sete dias. No caso da bronquite a causa é geralmente alérgica e é uma doença crônica e ocorre acima dos três anos de idade”, esclarece a pediatra.

Sobre o autor

Marielly Campos

Deixe o seu comentário